ESTUDO-VIDA DE NEEMIAS
MENSAGEM UM
UMA PALAVRA INTRODUTÓRIA
E A RECONSTRUÇÃO DOS MUROS DA CIDADE
DE JERUSALÉM SOB AS ORDENS DE NEEMIAS
Leitura Bíblica: Ne 1-7
Neemias.
I. UMA PALAVRA INTRODUTÓRIA
A. O Livro de Neemias É uma História da Reconstrução
dos Muros da Cidade de Jerusalém.
livro de Esdras é uma história do retorno do cativeiro
de Israel e a reconstrução da casa de Deus como o
inicio da restauração de Deus entre os Seus eleitos
para o Seu testemunho na terra de acordo com a Sua economia. O
livro de Neemias é uma história da reconstrução dos muros da
cidade de Jerusalém como a restauração ininterrupta entre os Seus
eleitos para o Seu testemunho para a realização da Sua economia.
B. O Escritor
O escritor deste livro foi Neemias cujo nome significa
"conforto de Jeová". Ele era o copeiro do rei (1:11b). Todo o livro é
um registro da confiança de Neemias em Deus para o seu conforto
nas provações e ataques dos seus inimigos.
C. O Tempo
O conteúdo deste livro abrange um período de cerca de doze
anos, de 446-434 A.C.
D. O Conteúdo
O conteúdo deste livro é a reconstrução dos muros da cidade
de Jerusalém que foi destruída pelos inimigos de Israel e a restauração adicional dos serviços de Israel e adoração a Deus. Nestas
mensagens eu usarei a palavra constituição para incluir os dois
assuntos de serviço e adoração. Os serviços mais adoração iguais à
constituição.
E. O Ponto Crucial
O ponto crucial do livro de Neemias é que a cidade de
Jerusalém era uma defesa e proteção para a casa de Deus que
estava na cidade. Isto significa que a casa de Deus como Sua
habitação e casa na terra precisa do Seu reino para ser
estabelecido como um reino para defender Seu interesse na terra
para Sua administração, e levar a cabo Sua economia. A reconstrução da casa de Deus tipifica a restauração de Deus da igreja
degradada, e a reconstrução dos muros da cidade de Jerusalém
tipifica a restauração de Deus do Seu reino. A edificação da Sua
casa e do Seu reino caminha junto (Mt. 16:18-19). A casa de Deus
na terra precisa do Seu reino para proteger a casa e levar a cabo a
Sua economia eterna.
F. As Seções
O livro de Neemias tem duas seções: a reconstrução dos
muros da cidade de Jerusalém sob as ordens de Neemias (caps. 1-
7) e a reconstituição da nação dos eleitos de Deus (caps. 8-13).
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II. A RECONSTRUÇÃO DOS MUROS DA CIDADE DE
JERUSALÉM SOB AS ORDENS DE NEEMIAS
A. O Relatório da Condição de Jerusalém
Em 1:1-3
nós temos um relatório da condição de Jerusalém.
De acordo com este relatório o restante dos que retornaram do
cativeiro estavam em grande miséria e desprezo (v. 3a). Os muros
de Jerusalém estavam derribados e as suas portas queimadas (v.
3b).
B. O Jejum e a Oração de Neemias
Em sua oração e jejum (vv. 4-11), Neemias primeiramente
louvou a Deus pelo que Ele é, louvando-O por guardar a aliança e
misericórdia para com aqueles que O amam e guardam os Seus
mandamentos (v. 5). Então ele confessou os pecados dos filhos de
Israel (vv. 6-7) e pediu para Deus que se lembrasse da Sua palavra
a Moisés de que Ele traria Seu povo do cativeiro ainda que
estivessem nas extremidades do céu para o lugar da Sua habitação
(vv. 8-9). Neemias se apoiou na palavra de Deus e orou de acordo
com ela. Assim, Deus ficou limitado pela Sua própria palavra.
Neemias continuou implorando a Deus para ouvir sua oração e a
oração daqueles que se agradavam em temer o Seu nome e o fazer
prosperar e achar mercê diante de Artaxerxes o rei de Pérsia (vv.
10-11a).
C. O Favor do Rei em Dar Permissão a Neemias
Em 2:1-8 vemos o favor do rei dando permissão a Neemias.
D. A Viagem de Neemias para Jerusalém
e Sua Observação Pessoal
Os versículos 9 a 16 falam da viagem de Neemias a
Jerusalém e sua observação pessoal da condição dos muros da
cidade de Jerusalém. Os líderes dos Moabitas e Amonitas estavam
muito descontentes sobre Neemias buscar o bem dos filhos de
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Israel (v. 10). Os Moabitas e as Amonitas, descendentes dos filhos
nascidos de Ló, odiavam e menosprezavam os filhos de Israel.
E. A Reconstrução dos Muros de Jerusalém
Neemias 2:17-20 é uma palavra relacionada à reconstrução
dos muros de Jerusalém. Os líderes dos Moabitas e Amonitas
zombavam e menosprezavam os filhos de Israel e perguntavam se
eles estavam se rebelando contra o rei ao fazer aquilo (v. 19).
Neemias lhes respondeu dizendo, "O Deus dos céus é quem nos
fará prosperar; então nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos. Mas vocês não têm parte, nem direito, nem memorial em
Jerusalém" (v. 20). Esta resposta indica que Neemias era muito
agressivo. Ele seguramente não era covarde. Qualquer um que é
covarde não pode ser um servo de Deus.
F. Um Registro da Edificação dos Muros em Seções Consecutivas
O capítulo três é um registro da edificação dos muros em
seções consecutivas por todos os filhos de Israel com os sacerdotes
e Levitas.
G. A Frustração do Inimigo
O capítulo quatro descreve a frustração do inimigo.
1. A Indignação dos Inimigos
Os inimigos ficaram bravos e muito enfurecidos, e novamente escarneceram dos Judeus e menosprezaram a edificação
deles (vv. 1-3).
2. Neemias Confiando em Deus
Neemias confiou em Deus orando para que Ele devolvesse o
opróbrio a eles. Assim os Judeus edificaram os muros e todo o muro
se fechou até a metade de sua altura, porque eles tinham ânimo
para trabalhar (vv. 4-6). Hoje, não importa o quanto possamos ser
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escarnecidos e menosprezados, devemos ter um coração para
edificar e devemos ser agressivos.
3. Os Inimigos Estavam Irados Porque a Obra
de Edificação Estava Avançando
Os inimigos estavam bravos porque a obra de edificação
estava avançando, e eles conspiravam para vir e lutar contra
Jerusalém (vv. 7-8).
4. Os Judeus Oraram ao Seu Deus e
Colocaram Guarda Contra Seu Inimigo
Os Judeus oraram ao seu Deus e sob a direção e instrução
de Neemias colocaram guarda contra o inimigo dia e noite, prontos
a lutar com armas sob o encorajamento de Neemias que os
ensinou a lembrar do Senhor grande e temível e lutai pelas vossas
famílias. A metade dos servos de Neemias trabalhava na obra, e a
metade deles segurava armas, prontos para lutar. Alguns
edificavam os muros e os carregadores, cada um com uma das
mãos fazia a obra e com a outra segurava a arma. Aquele que
soaria a trombeta estava ao lado de Neemias, juntando-os a lutar,
confiando que o seu Deus lutaria por eles. Isto indica que, como
comandante supremo, Neemias tomou a dianteira para vigiar.
Assim, eles trabalhavam; a metade empunhavam lanças desde o
amanhecer até que as estrelas saírem, e Neemias e os seus
irmãos, seus servos e os homens da guarda, nenhum deles tiravam
suas roupas. Cada um tinha a arma à sua direita (vv. 9-23).
Por um lado, os filhos de Israel estavam preparados para
lutar; por outro, eles confiavam em Deus que lutaria por eles.
Também nesta questão eles eram agressivos. Aqueles que são
covardes poderiam dizer que, já que Deus lutará por nós, não há
necessidade de fazermos qualquer coisa. Mas num sentido muito
real, Deus ajudará aqueles que se ajudam. Se você não se ajudar,
Deus não o ajudará. De acordo com a história, Deus não ajuda o
covarde. É o agressivo que recebe ajuda de Deus.
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H. A Solução do Problema Interior
O capítulo cinco está relacionado à solução do problema
interior. Freqüentemente quando estamos lutando exteriormente,
temos um problema interior.
1. A Reclamação do Povo
O povo reclamou por causa dos interesses dos nobres e
magistrados sobre eles (vv. 1-5).
2. A Repreensão de Neemias e a Solução
Os versículos 6 a 13 dizem respeito à repreensão de
Neemias e a solução. Ele convocou uma grande congregação contra
os nobres e magistrados e disse a eles que não andavam no temor
do seu Deus por causa do opróbrio das nações inimigas (vv. 7-9).
Eles deveriam temer a Deus por causa do opróbrio e oposição das
nações.
Neemias, seus irmãos e seus servos tinham estabelecido um
exemplo emprestando dinheiro e trigo espontaneamente aos
outros, e encarregou os nobres e magistrados a abandonar tal
prática lucrativa (vv. 10-11). Os nobres e magistrados responderam,
dizendo que fariam o que Neemias tinha dito. Então Neemias
chamou os sacerdotes e os fez jurar fazendo um juramento com
advertência solene de que Deus sacudiria fora de sua casa e de seu
trabalho todo homem e das posses dele que não executassem esta
promessa (vv. 12-13a). A congregação disse, "Amém", louvando a
Jeová e agiu de acordo com a promessa deles (v. 13b).
3. O Bom Exemplo de Neemias
Nos versículos 14 a 19 nós vemos o bom exemplo de Neemias.
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a. Não Comendo o Alimento Devido ao Governador
Neemias e seus irmãos não comeram a comida devida ao
governador durante doze anos por causa do temor de Deus (vv. 14-
15).
b. Se aplicando a Obra no Muro da Cidade
Neemias se aplicou a trabalhar no muro da cidade. Ele, seus
irmãos, e todos os seus servos que foram reunidos lá para a obra
não adquiriram campos. Isto significa que eles não recebiam
qualquer tipo de pagamento. Pelo contrario, ele alimentava
ricamente cento e cinqüenta judeus e magistrados, além daqueles
que vinham a ele das nações ao redor, não exigindo a comida
designada ao governador, pois a obra de edificação era pesada
sobre o povo (vv. 16-18).
c. Pedindo a Deus para Lembrar de Tudo Quanto
Ele tinha Feito para o Seu Bem
Neemias pediu a Deus que se lembrasse de todo bem que
ele tinha feito para o povo (v. 19). Ele tinha a posição para pedir a
Deus por isto.
Aqui devemos notar que Neemias, como o governador, na
posição de um rei, era um homem com um coração puro pela a
reconstrução dos muros de Jerusalém para levar a cabo a
economia de Deus. Ele não era egoísta, ele não buscava seus
próprios interesses, e ele não era condescendente com a luxúria
sexual como todos os reis, inclusive Davi. Portanto, ele estava
qualificado para desfrutar a porção superior, a realeza da boa terra
prometida por Deus aos Seus eleitos. Em vez de ser egoísta, ele
alimentou os outros com a finalidade de edificar o muro. Na história
humana ele pode ter sido o único líder de uma nação a se
comportar de tal maneira. Como resultado, ele foi usado por Deus.
I. A Frustração Adicional do Inimigo
Neemias 6:1-14 descreve a frustração adicional do inimigo.
Primeiramente, fingiram um acordo como parte de uma conspira-
8
ção para matar Neemias (vv. 1-4). Eles também caluniaram e
ameaçaram debilitar as mãos deles de trabalhar, mas Neemias
orou a Deus, dizendo, "Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas
mãos!" (vv. 5-9). Finalmente, o inimigo agiu deslealmente junto com
os falsos profetas e uma falsa profetisa para fazer Neemias pecar
para que tivessem motivo para fazer um relatório maligno para
reprová-lo. Porém, Neemias orou a Deus, pedindo a Ele que se
lembrasse do que eles estavam fazendo (vv. 10-14).
J. A Conclusão do Edifício
Em 6:15-7:4 temos um registro da conclusão do edifício. O
edifício foi concluído no dia vinte e cinco do mês de elul, em
cinqüenta e dois dias (6:15). Todos os inimigos e todas as nações
ao redor tinham medo e decaíram muito no seu próprio conceito,
reconhecendo que esta obra foi terminada com a ajuda de Deus (v.
16). Os versículos 17-19 falam da intimidação de Tobias que tinha
relações com os Judeus por causa de seus casamentos entre
famílias. Em 7:1-4 Neemias nomeou Hanani seu irmão e o maioral
do castelo sobre Jerusalém. Hananias era "um homem fiel e
temente a Deus mais do que muitos" (v. 2). Por fim, Deus pôs no
coração de Neemias registrar a genealogia dos cativos que
retornaram para o aumento da população de Jerusalém (vv. 5-73;
cf. Esdras 2:1-70).
Neemias recebeu ajuda de Deus para levar a cabo um
grande sucesso na obra de reconstrução do muro da cidade de
Jerusalém. Certamente é valioso para nós hoje, especialmente os
responsáveis nas igrejas, considerar seu exemplo.
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ESTUDO-VIDA DE NEEMIAS
MENSAGEM DOIS
A AGRESSIVIDADE DE NEEMIAS
Leitura Bíblica: Ne 1:1-2:8, 17-20
Consideraremos a agressividade de Neemias e a necessidade pela
própria agressividade na restauração do Deus hoje nesta mensagem.
TRÊS SEÇÕES DA OBRA RELACIONADA À CASA
DE DEUS E O REINO DE DEUS
s livros de Esdras e Neemias descrevem o retorno dos
cativos da Babilônia para Jerusalém para reconstruir o
templo reparar o muro para a casa de Deus e o reino de
Deus. Para que Deus tivesse uma casa e um reino na terra, foram
necessárias três seções de obra. Primeiramente, havia a necessidade de alguém voltar do cativeiro da Babilônia para Jerusalém
lançar um fundamento para a formação de uma nação. Isto
requeria um governo forte, uma administração forte. Segundo,
havia a necessidade de ensinamento e educação para trazer o povo
de Deus para uma cultura que era segundo Deus. Tal cultura não
era Egípcia nem Canaanita nem Babilônica, mas era segundo Deus,
uma cultura que expressava Deus. Este tipo de cultura requeria
muita educação. Terceiro, havia a necessidade de constituir a
nação organicamente. Esta seção da obra estava relacionada à
constituição do povo de Deus.
A palavra constituição é ambígua. De acordo com a noção
comum, esta palavra refere a um documento que é a constituição
de um país, por exemplo, a Constituição dos Estados Unidos da
América. Esta compreensão da constituição é muito estreita. Em
nosso uso, a palavra constituição refere a algo orgânico que tem
vários elementos. Se o governo de um país não é somente
O
10
constituído organizacionalmente, mas também organicamente,
aquele governo não será sem vida. Pelo contrário, tal governo será
algo que é vivo e orgânico.
A Liderança de Zorobabel
Ao término dos setenta anos do cativeiro na Babilônia, o
Deus onipotente e soberano movia-se de maneira oculta para
despertar abertamente o rei Ciro a libertar os Israelitas cativos para
voltar para a sua própria terra para edificar o templo de Deus
(Esdras 1:1-4). Também, o rei Ciro tirou os utensílios da casa de
Deus que Nabucodonosor tinha levado de Jerusalém e posto na
casa dos seus deuses (v. 7). Estes utensílios foram devolvidos
então para Jerusalém (v. 11). Este retorno do cativeiro estava sob a
liderança real de Zorobabel, um descendente da família real de
Davi (2:1-2). Se estudarmos cuidadosamente o registro relacionado
a ele na Bíblia, veremos que ele era um governador forte e era
muito capaz administrando as pessoas.
A Liderança de Esdras
Depois, houve um segundo retorno do cativeiro sob a
liderança sacerdotal de Esdras, um descendente da família sacerdotal. Esdras não era um funcionário de alta-posição na Pérsia. Ao
contrário, ele era sacerdote e escriba versado na lei de Moisés
(7:6). Embora não tivesse nenhuma posição lá na Pérsia, ele foi
corajoso, forte, e agressivo ao fazer uma petição ao rei. O rei
concedeu todos os seus pedidos, fazendo tudo quanto Esdras havia
pedido.
A iniciativa desta petição não partiu de Deus — partiu de
Esdras. Como alguém que tomou a iniciativa nesta questão, Esdras
era um homem que confiava em Deus e que era um com Deus. Ele
era versado na Palavra de Deus e conhecia Seu coração, Seu
desejo e Sua economia. Por causa de tudo isso, ele era uma pessoa
de excelente caráter e reputação diante do rei. Se Esdras não
tivesse tido tal posição aos olhos do rei, o rei não teria autorizado
que ele designasse os magistrados e juízes (v. 25).
11
A Liderança de Neemias
Neemias, o filho de Hacalias, não era conselheiro do rei nem
capitão do exército. Ele era apenas um copeiro, alguém que servia
vinho ao rei. Mas ele deve ter construído um viver e conduta que
conquistou o favor do rei. Neemias nunca tinha estado triste na
presença do rei (Ne 2:1). Um dia o rei lhe disse, "Por que está triste
o seu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza de coração"
(v. 2). Sendo agressivo, Neemias tirou proveito desta oportunidade
e disse, "viva o rei para sempre! Como não me estaria triste o rosto
se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e
tem as portas consumidas pelo fogo?" (v. 3). O rei perguntou qual
era o seu pedido e Neemias pediu ao rei que o enviasse a Judá
para que pudesse reconstruir a cidade dos seus pais (v. 5).
Neemias pediu que lhe dessem cartas para os governadores de
maneira que eles o deixassem atravessar. Ele também pediu uma
carta a Asafe, guarda das matas, para que lhe desse madeira (vv. 7-
8).
O rei concedeu a Neemias tudo aquilo que ele tinha pedido.
A AGRESSIVIDADE DE NEEMIAS AO SER
ESPONTÂNEO AO SEU ENCARGO
Nós não temos dito que Neemias foi despertado por Deus.
Pelo contrário, de acordo com 1:1-2, ele perguntou a um dos seus
irmãos e alguns outros que vieram de Judá sobre aqueles que
escaparam do cativeiro e sobre Jerusalém. Eles lhe disseram que
as pessoas estavam em um estado de miséria e desprezo e que o
muro de Jerusalém estava derribado e suas portas tinham sido
queimadas a fogo (v. 3). Quando Neemias ouviu este relatório, ele
chorou, lamentou, jejuou e orou (v. 4). Ele não convocou uma
reunião de oração e nem pediu para aqueles que deram o relatório
para orar pela situação. Ele mesmo orou com um verdadeiro
encargo.
Em princípio, estas três seções — governo, educação, e
constituição, têm estado presentes na restauração do Senhor
através dos séculos. Alguns são levantados e despertados por Deus
e alguns são voluntários. Alguns estão numa alta posição, outros
12
são pessoas comuns. Mas todos devem ser agressivos, corajosos e
fortes no caráter. Todos os que foram usados por Deus através da
história eram pessoas agressivas. Por exemplo, Paulo e Martinho
Lutero eram muito agressivos. O irmão Nee também, embora fosse
um cavalheiro, era muito agressivo.
Neemias seguramente era uma pessoa agressiva. De certo
modo, ele foi voluntário, não para Deus, mas para seu encargo. Ele
tinha um encargo de reconstruir a cidade de Jerusalém. Sua
agressividade foi muito usada por Deus.
Hoje na restauração do Senhor há muitos santos bons, mas
estamos com falta de agressividade. Se pelo menos cinco mil entre
nós fossem agressivos, o mundo seria virado de cabeça para baixo.
Se houvesse setecentos agressivos em cada continente, uma
grande multidão se levantaria para levar a cabo economia de Deus.
Em nossa leitura do livro de Neemias, precisamos prestar
atenção à agressividade de Neemias. Embora ele fosse um homem
comum, criado do rei, que ele era agressivo para se oferecer a Deus
e ao seu encargo relacionado à edificação da cidade. Ele também
era agressivo ao fazer conhecidos seus pedidos ao rei. Quando o rei
lhe perguntou a causa de sua face triste, ele falou com o rei de uma
maneira ousada, agressiva sobre seu encargo de para a cidade de
Jerusalém. É importante que vejamos isto na Palavra.
AS VIRTUDES E CAPACIDADES NATURAIS SÃO LEVADAS
À CRUZ PARA SURGIR EM RESSURREIÇÃO
Nesta conjuntura precisamos considerar uma questão que é
significante em tipologia no Antigo Testamento e no cumprimento
dos tipos no Novo Testamento. Em tipologia, muitas pessoas foram
usadas temporariamente por Deus de acordo com suas capacidades e virtudes naturais para significar algo espiritual. Um exemplo
disto é Neemias e sua agressividade a qual era uma virtude em sua
conduta humana. Considerando que em tipologia coisas naturais
eram usadas por Deus temporariamente, no cumprimento dos tipos
no Novo Testamento, todas as virtudes naturais e capacidades
13
deveriam ser levadas à cruz. Elas precisam ser colocadas na cruz e
crucificadas.
Muitos entre nós pensam que colocar determinada coisa na
cruz significa dar fim a tal coisa. De certo modo, isto está correto.
Entretanto, de acordo com o verdadeiro significado da cruz de
Cristo, a cruz não significa meramente que algo seja terminado,
mas que as coisas naturais são crucificadas para ressurgir em
ressurreição. A cruz de Cristo leva todas as coisas naturais à morte
e sepultamento. Mas de acordo com a Bíblia, o sepultamento é
seguido pela ressurreição. O sepultamento é então o limiar da
ressurreição. Tudo que é sepultado será ressuscitado. De acordo
com João 12:24, um grão de trigo cai na terra, morre e é enterrado.
Mas este não é o fim. Após enterro, algo surgirá em ressurreição.
O Exemplo de Moisés
Vamos considerar o exemplo de Moisés. Eu creio que Moisés
tinha um caráter forte e que na sua constituição natural ele era até
mesmo mais agressivo que Neemias. Com idade de quarenta anos
Moisés agressivamente se voluntariou para salvar Israel das mãos
de Faraó, rei do Egito, mas Deus veio para limitá-lo, permitindo-o
falhar e ficar desapontado. Moisés então foi enterrado no deserto
durante quarenta anos. Eventualmente, o Deus da ressurreição veio
para ressuscitá-lo (Êx 3:2-6).
O Exemplo de Pedro
Deus nos fez com certas virtudes e capacidades em nossa
constituição natural. Mateus 25:15 nos diz que os "talentos" são
determinados de acordo com nossa "própria habilidade", isso é,
nossa habilidade natural que é constituída da criação de Deus e
nosso aprendizado. Esta habilidade precisa ser crucificada e então
trazida em ressurreição.
Esta foi a experiência de todos os apóstolos hábeis e
capazes, como Paulo e Pedro. Por exemplo, Pedro esteve no
"túmulo" durante três anos e meio. Sempre que ele rastejava para
fora do túmulo, o Senhor Jesus o mandava de volta. Na noite da
14
traição do Senhor, Pedro foi tão ousado e agressivo ao dizer ao
Senhor, "Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum
modo te negarei" (Mc 14:31). Pedro foi para dizer a Ele que os
outros poderiam abandoná-Lo, mas ele nunca faria isso. Que
ousadia! Que agressividade! O Senhor disse a Pedro, "Em verdade
Eu te digo que hoje nesta noite, antes de um galo cantar duas
vezes, você Me negará três vezes" (v. 30). Uma vez mais, Pedro foi
levado à cruz e foi enterrado.
Entrando na Ressurreição
Se nossas capacidades, habilidades e virtudes naturais não
forem crucificadas, elas causarão grandes problemas e será a fonte
de grandes erros. Mas se permitirmos que nossas capacidades,
habilidades e virtudes naturais sejam levadas à cruz e morrer,
seremos ressuscitados. Então em ressurreição nossas capacidades,
habilidades e virtudes serão muitas vezes maiores do que eram na
vida natural. Estas coisas ainda são nossas, mas tendo passado
através da morte e sepultamento, elas agora estarão em ressurreição. Isto significa que nós mesmos, com nossas capacidades,
habilidades e virtudes, entramos na ressurreição. Nós continuamos
existindo, mas com nossa habilidade natural somos trazidos em
ressurreição.
A realidade da ressurreição é o Espírito e o Espírito é o Deus
Triúno consumado. A ressurreição, portanto, é o Deus Triúno consumado. Nossa capacidade natural, habilidade, e virtude precisam ser
transferidas de nossa vida natural para dentro do Deus Triúno
consumado por meio da morte e sepultamento. Em nós mesmos
somos naturais, mas quando somos transferidos de nós mesmos
para dentro de Deus, que é ressurreição, nós entramos em
ressurreição.
Um Princípio Importante
Este é um princípio muito importante para interpretar os
tipos e o cumprimento deles. Se nós não aplicarmos este princípio,
todas as capacidades naturais, habilidades e virtudes, não
15
restringidas pela crucificação, será como "bestas selvagens" entre
nós.
Esta foi a situação de muitas pessoas capazes que vieram
para a restauração e permaneceram durante algum tempo. Eles
perceberam eventualmente que na restauração não havia nenhuma base para eles empregarem suas capacidade e habilidades
naturais. Conseqüentemente, eles deixaram a restauração e
formaram uma obra para eles. Eles não estavam dispostos a aceitar
a crucificação e o sepultamento para ser trazido em ressurreição.
Eles não puderam tomar a cruz. Esta é a razão de certas pessoas
capazes virem para a restauração e não permanecerem.
Deus precisa das pessoas que são altamente educadas. Por
exemplo, ele precisou de alguém como Moisés que era "educado
em toda a sabedoria dos egípcios" (At 7:22). Se Moisés não tivesse
sido uma pessoa educada, Deus não o teria usado dar a lei. Porém,
não deveríamos confiar em nossa sabedoria natural ou educação. É
arriscado colocar nossa confiança em tais coisas. Precisamos ser
um com Deus. Se formos um com Deus, colocaremos nossa
sabedoria natural e educação na cruz. Quanto mais fizermos isso,
mais estaremos em ressurreição.
Nunca será perdido semear a "semente" de nossa habilidade
natural na terra. Quando semeamos uma semente nós a perdemos
temporariamente, mas eventualmente haverá uma colheita em
ressurreição.
NEEMIAS VIVENDO EM RESSURREIÇÃO
Neemias era uma pessoa que não vivia no seu homem
natural, mas em ressurreição. Ele era agressivo, mas sua agressividade era acompanhada por outras características. Primeiramente,
ele amava Deus. Não há nenhuma dúvida sobre isto. Ele nasceu no
cativeiro e foi designado para ser o copeiro do rei, mas ele amava
Deus. Ele também amava a terra santa (significando Cristo), o
templo santo (significando a igreja), e a cidade santa (significando o
reino de Deus). Ele amava Deus e, em tipologia, ele amava Cristo, a
igreja e o reino. Como alguém que amava a Deus, Neemias
16
contatava Deus. Temos dito inúmeras vezes que Neemias orava a
Deus (Ne 1:4; 2:4b; 4:4-5, 9). Além disso, Neemias confiava em
Deus e até mesmo se tornou um com Deus.
A agressividade de Neemias em si mesma era natural, mas
em Deus sua agressividade estava em ressurreição. Neemias era
uma pessoa agressiva que amava Deus, a terra santa, o templo
santo, e a cidade santa, que contatava Deus e tinha comunhão com
Ele, que confiava em Deus e que era um com Deus. Como
resultado, ele se tornou o representante de Deus. Nós precisamos
estar claros sobre isto para entender o significado intrínseco do tipo
de acordo com o discernimento dado pelo Espírito.
17
ESTUDO-VIDA DE NEEMIAS
MENSAGEM TRÊS
A RECONSTITUIÇAO DA NAÇÃO
DOS ELEITOS DE DEUS
(1)
Leitura Bíblica: Ne 8-10
III.
A RECONSTITUIÇAO DA NAÇÃO
DOS ELEITOS DE DEUS
Nesta mensagem começaremos a considerar a reconstituição da nação dos eleitos de Deus (caps. 8-13).
A. Voltando a Deus por Voltar à Sua Lei, Sua Palavra
ara ser reconstituído, precisamos voltar a Deus
voltando à Sua lei, isto é, a Sua palavra (cap. 8).
Suponha que uma pessoa caída queira voltar a Deus.
Se ele quiser voltar a Deus, ele tem que voltar à palavra de Deus.
Ninguém pode voltar a Deus sem voltar à Sua palavra.
A palavra de Deus nos reconstitui. Todos nós temos nosso
próprio tipo de disposição e comportamento habitual, mas Deus
pode nos reconstituir por meio de Sua palavra. É por isto que
precisamos ler a Bíblia. A palavra de Deus gradualmente muda
nossa mente e nossa maneira de pensar. A palavra de Deus é um
com o Espírito (Ef 6:17). Quando a palavra de Deus trabalha em
nós, o Espírito, por meio da palavra, dispensa espontaneamente a
natureza de Deus com o elemento de Deus em nosso ser. Nós
podemos nem mesmo estar atentos a tal dispensar que está
ocorrendo dentro de nós. Desta maneira somos reconstituídos.
P
18
A maioria dos que tinham voltado para Jerusalém do
cativeiro na Babilônia não tinham nascido em Israel, mas na
Babilônia, eles cresceram na Babilônia. O elemento babilônico tinha
sido forjado e constituído no ser deles. Portanto, após retornarem à
terra dos seus pais para ser os cidadãos da nação de Israel, eles
precisaram de uma reconstituição. Esdras foi muito útil neste
ponto, pois ele era uma pessoa através de quem o povo poderia ser
reconstituído com a palavra de Deus.
A constituição de uma pessoa produz o fundamento para a
constituição de uma nação. Uma nação adequada não é somente
uma organização, mas também uma constituição. Isto é especialmente verdade com o exército de uma nação. Por exemplo, o
exército dos Estados Unidos é constituído com muitos elementos, e
estes elementos proporcionam aos soldados individuais a maneira
para serem reconstituídos como partes do exército. Assim, o
exército é uma constituição e não meramente uma organização.
A intenção de Deus com Israel era ter na terra um povo
divinamente constituído para ser Seu testemunho. Para que o povo
de Deus fosse Seu testemunho, eles tinham que ser reconstituídos
com a palavra de Deus. Sob as ordens de Esdras e Neemias o povo
de Israel que voltou foi constituído coletivamente por e com Deus
pela Sua palavra para ser uma nação como testemunho de Deus.
1. Todo o Povo de Israel Reunindo como Um Só Homem
e Pedindo a Esdras para Trazer o Livro da Lei
de Moisés e Ler para Eles
De acordo com Neemias 8:1-8 todo o povo de Israel ajuntouse como um só homem diante da Porta das Águas e disseram a
Esdras para trazer o livro da lei de Moisés e ler para eles. Esdras fez
isto e bendisse a Jeová o grande Deus, e todo o povo respondeu,
"Amém, Amém", erguendo suas mãos para cima; eles adoraram a
Jeová com seus rostos em terra. Isso indica que o Israel rebelde
tinha sido completamente convencido e completamente subjugado
pela palavra de Deus falada por Moisés.
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A palavra de Deus é a base sólida para o Espírito de Deus
que é o próprio Deus dispensar o elemento de Deus em nosso ser
para fazer com que sejamos constituídos com Deus. Esta deveria
ser nossa experiência pessoal dia a dia. Quando nos reunirmos,
precisamos ler ainda mais a Palavra de Deus. Fazer isto é reunir de
acordo com a maneira da constituição divina.
Para ser reconstituído, precisamos ler os sessenta e seis
livros da Bíblia muitas e muitas vezes. Como alguém que tem lido a
Palavra por mais de sessenta e cinco anos, posso testemunhar que
fui reconstituído diariamente pela leitura da Palavra. Diariamente
sou reconstituído um pouco mais.
2. Neemias, Esdras e os Levitas Encarregando
Todo o Povo de Santificar Aquele Dia
para Jeová Seu Deus
Neemias o governador, Esdras o sacerdote e escriba, e os
Levitas que ajudaram o povo a compreender encarregou todo o
povo a santificar aquele dia a Jeová seu Deus e não prantear ou
chorar, pois todo o povo chorou quando ouviram as palavras da lei.
Neemias os incumbiu de fazer um banquete sem tristeza, mas um
banquete cheio de alegria. Foi difícil para o povo fazer isto, porque
eles tinham sido convencidos e subjugados pela palavra e
perceberam que eram pecadores (vv. 9-10a). Neemias disse a eles,
não "vos entristeçais, pois a alegria de Jeová é a vossa força" (v.
10b). Então todos "saíram para comer e beber e enviar porções e
regozijar-se grandemente" (v. 12).
3. Os Cabeças das Casas dos Pais, os Sacerdotes,
e os Levitas se Ajuntando a Esdras para Ganhar
Discernimento através das Palavras da Lei
E no segundo dia os cabeças da casa dos pais de todo o
povo, os sacerdotes e os Levitas ajuntaram-se a Esdras, o escriba,
para ganhar discernimento nas palavras da lei (v. 13). Hoje muitos
lêem a Bíblia sem discernimento. Quem tem discernimento genuíno
na palavra da Bíblia? Aqui no versículo 13 "discernimento" refere-se
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ao significado intrínseco. Todos nós precisamos ser ajudados a ver
o significado intrínseco da palavra da Bíblia.
Os versículos 14 a 18 nos dizem que eles acharam na lei
que Jeová ordenou aos filhos de Israel que habitassem em barracas
durante a festa no sétimo mês (a Festa dos Tabernáculos) e
divulgassem e proclamassem em todas as suas cidades e em
Jerusalém e saíssem ao monte e trouxessem ramos de oliveira e
outros tipos de ramos para fazer barracas. Toda a congregação fez
isto adequadamente durante sete dias com grande alegria, e dia
após dia Esdras leu o livro da lei de Deus. No oitavo dia houve uma
assembléia solene de segundo o prescrito. Isto indica que eles
fizeram tudo de acordo com a lei completa, com as ordenanças, os
estatutos (os suplementos para os mandamentos), e as ordenações
(os julgamentos). Eles tiveram um reavivamento e se tornaram uma
nova nação, constituídos com e por meio da palavra.
B. Fazendo uma Confissão Clara para Deus do Passado deles
e Fazendo uma Firme Aliança com Deus
Nos capítulos nove e dez o povo fez uma confissão clara a
Deus do seu passado e fizeram uma firme aliança com Deus.
1. Os Descendentes de Israel Separando-se
de Todos os Estrangeiros
Os descendentes de Israel se separaram de todos os
estrangeiros e puseram-se em pé, confessando seus pecados e as
iniqüidades dos seus pais e leram o livro da lei de Jeová (9:1-4).
2. Bendizendo a Deus como o Único Deus
Eles bendisseram a Deus como o único Deus que criou o céu
dos céus, a terra e os mares com tudo o que neles há, e que
escolheu a Abrão, e o tiraste de Ur dos Caldeus, e fez uma aliança
para dar a ele e sua descendência a terra de Canaã (vv. 5-8). Eles
conheceram Deus desta maneira e O bendisseram adequadamente.
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3. Enumerando Todo o Bem Que Deus Tinha
Feito aos Seus Antepassados
Em seguida, eles enumeraram todo o bem que Deus tinha
feito aos seus antepassados, tirando-os do Egito através do deserto
para a boa terra e dando-lhes a Sua lei apesar da arrogância deles
e da dura cerviz ao recusar ouvir Seus mandamentos (vv. 9-25). O
que pode tratar com nossa arrogância, nossa cerviz endurecida e
nossa recusa em ouvir os mandamentos de Deus? Somente a
palavra de Deus pode tratar destas coisas repulsivas. A palavra de
Deus pode exterminar nossa arrogância. A palavra de Deus também
pode dobrar nossa dura cerviz e pode nos fazer ouvir os Seus
mandamentos.
4. Fazendo uma Confissão Adicional da
Desobediência e Rebelião Deles
Seguindo isto, fizeram uma confissão adicional da desobediência e rebelião deles (vv. 26-37). Eles confessaram que, com
uma dura cerviz e um ombro obstinado, viraram as costas à lei de
Deus e mataram Seus profetas. Assim, eles provocaram a ira de
Deus para dar a boa terra boa deles à opressão das nações e os
deu, o povo de Israel, em cativeiro para terras estrangeiras. Como
resultado, desde os dias dos reis da Assíria até aquele dia, eles
tinham estado em grande angústia.
5. Fazendo uma Firme Aliança por Escrito
Por causa de tudo isso eles fizeram uma firme aliança por
escrito, e sobre o documento lacrado estavam os nomes dos seus
magistrados, seus Levitas e os seus sacerdotes (9:38-10:27).
6. O Descanso do Povo Levou-os
a Desgraça e ao Perjúrio
O descanso do povo, os sacerdotes, os Levitas, os porteiros,
os cantores, os servidores do templo e todos aqueles que tinham se
separado dos povos de outras terras para a lei de Deus caíram em
maldição e perjúrio (vv. 28-39). Cair em maldição significava que
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eles amaldiçoariam a si mesmos se não guardassem a aliança.
Fazer juramento significava que não poderiam cancelar a aliança
que tinham feito.
a. Andar na Lei de Deus
Nos versículos 29 a 31 temos falado que eles caíram em
maldição e perjúrio ao andar na lei de Deus a qual foi dada por
meio d Moisés, e guardar e cumprir todos os mandamentos de
Jeová seu Deus como também Suas ordenanças e estatutos, não
dando suas filhas aos povos da terra nem tomando as filhas deles
para seus filhos, mantendo o Sábado sagrado em não trabalhar e
antecipar as colheitas do sétimo ano. Antecipar significa desistir. De
acordo com a ordenação da lei de Deus, no sétimo ano eles
deveriam deixar de semear e colher para que a terra pudesse ter
descanso. A terra então produziria algo por si mesma para o pobre
e o necessitado. Essa lei com relação ao sétimo ano revela que
Deus, o Legislador, é cheio de amor, afetuoso para com as viúvas,
os órfãos, o necessitado e os estrangeiros.
O povo também concordou em desistir da cobrança de toda
dívida. Não deveriam forçar os outros a pagarem suas dívidas.
Portanto, no sétimo ano não lhes eram permitido usar a terra e nem
permitido extorquir o pagamento para cada dívida. Os ricos tinham
que emprestar aos pobres e então desistir de cobrar a dívida se o
pobre fosse incapaz de pagar. Para aqueles que estavam pouco
dispostos a emprestar aos pobres, Deus tinha muitas maneiras
para equilibrar o bem estar social entre os ricos e pobres. Em Sua
sabedoria e amor Deus equilibra a riqueza do Seu povo. Essa
questão também está relacionada à reconstituição da nação dos
eleitos de Deus.
b. Impondo Sobre Si Mesmos Obrigações para Oferecer
Seus Produtos da Terra para Seus Sacrifícios
Além disso, eles impuseram sobre si obrigações para
oferecer seus produtos da terra para seus sacrifícios a Deus e
provisão para o serviço do templo (vv. 32-39).
23
Todas essas questões são itens da reconstituição do povo
Israel. O Israel "selvagem" foi reconstituído com uma constituição
divina para ser um povo santificado, separado e exclusivo como um
testemunho de Deus na terra.
24
ESTUDO-VIDA DE NEEMIAS
MENSAGEM QUATRO
A RECONSTITUIÇAO DA NAÇÃO
DOS ELEITOS DE DEUS
(2)
Leitura Bíblica: Ne 11-13
III. A RECONSTITUIÇAO DA NAÇÃO
DOS ELEITOS DE DEUS
s livros de Esdras e Neemias possui um significado
forte e intrínseca para a restauração do Senhor hoje.
Nós não deveríamos pensar que o Antigo Testamento
não está relacionado a nós. A Bíblia foi escrita em duas seções — o
Antigo Testamento e o Novo Testamento. A primeira seção contém
figuras, enquanto que a segunda seção contém o cumprimento do
que é exemplificado pelas figuras. Sem uma compreensão
intrínseca dos tipos do Antigo Testamento, não é fácil de entender o
cumprimento da economia de Deus no Novo Testamento.
Nesta mensagem nós continuaremos considerando a reconstituição
da nação do eleito de Deus.
C. A Organização do Lugar de Habitação do Povo e a Designação
dos Oficiais do Serviço Levítico e das Questões Civis
A reconstituição da nação dos eleitos de Deus envolveu
muitos aspectos. Em Neemias 11 vemos que envolveu a
organização do lugar de habitação do povo e a designação dos
oficiais do Serviço Levítico e das questões civis.
O
25
1. Os Magistrados do Povo
Habitando em Jerusalém
Os magistrados do povo habitaram em Jerusalém, a cidade
santa, e ao restante do povo lançaram sortes para trazer um de
cada dez para habitar em Jerusalém. O povo bendisse a todos os
homens que voluntariamente se ofereceram para habitar em
Jerusalém (vv. 1-2).
Naquele tempo era um verdadeiro fardo para qualquer um
morar em Jerusalém. Por causa da ameaça constante de invasão
estrangeira, muitos não estavam dispostos a viver em Jerusalém.
Então, houve a necessidade de algum arranjo lançando sortes.
Caso contrário, não teria havido um número suficiente de pessoas
para viver em Jerusalém. Foi exigido daqueles que foram sorteados
para viver em Jerusalém que se mudassem para lá. Porém, alguns
se dispuseram voluntariamente para morar em Jerusalém, e todo
os abençoaram. Hoje esses que voluntariamente saem em tempo
integral serão abençoados por todos.
2. Um Registro da Organização e das Designações
Nos versículos de 3 a 36 nós temos um registro detalhado
da organização e das designações.
D. Um Registro dos Sacerdotes e Levitas
Neemias 12:1-26 é um registro dos sacerdotes e Levitas. As
pessoas principais no serviço de adoração a Deus, o qual é o mais
importante no reino de Deus, não eram os reis. Os reis não eram
para adorar a Deus, mas para reger o povo. As pessoas principais
no serviço de adoração a Deus eram os sacerdotes com os Levitas,
aqueles que eram os servos dos sacerdotes.
1. Aqueles que Subiram com Zorobabel e Jesua
2.
Nos versículos de 1 a 21 nós temos um registro desses fiéis
que subiram da Babilônia para Jerusalém com Zorobabel e Jesua.
26
3. Aqueles Que Serviram nos Dias de Joiaquim o Sacerdote
Os versículos 22 a 26 são um registro daqueles que serviram
nos dias de Joiaquim o sacerdote, de Neemias o governador e de
Esdras o sacerdote, o escriba. Todos eles estavam vivendo em
Jerusalém.
E. A Dedicação da Reconstrução dos Muros
A reconstituição também incluiu a dedicação dos muros
reconstruída (vv. 27-43).
1. O Povo Buscando os Levitas de Todos os Seus Lugares
O povo buscava os Levitas de todos os seus lugares, para
trazê-los a Jerusalém para influenciar a dedicação dos muros com
regozijo, ação de graças e cantando com címbalos, harpas e liras
(vv. 27-29). O principal serviço dos Levitas era cantar e louvar a
Deus. Para nós hoje, cantar hinos nas reuniões é uma necessidade
fundamental. Cantar abre os céus e nos leva aos céus. Nós
deveríamos gastar tempo para cantar de varias maneiras diferentes
sempre que nos reunirmos.
2. A Purificação dos Sacerdotes e Levitas
Durante a dedicação os sacerdotes e os Levitas se
purificaram, e também purificaram o povo, as portas e o muro (v.
30). Tudo foi purificado, porque eles não dedicavam qualquer coisa
a Deus que não fosse pura.
3. Neemias Nomeando Duas Grandes Companhias
Neemias designou duas grandes companhias para dar
graças a Deus, sair em procissão e permanecer na casa de Deus
com ele (vv. 31-42).
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4. A Oferta de Grandes Sacrifícios
Eles ofereceram grandes sacrifícios aquele dia e se
regozijaram com suas mulheres e filhos, pois Deus os tinha feito
alegra grandemente; e o júbilo de Jerusalém foi ouvido muito longe
(v. 43). Hoje nossos vizinhos devem saber que nós somos Cristãos
que cantam, que somos os adoradores de Deus.
F. A Designação dos Serviços dos Sacerdotes e dos
Levitas e a Provisão das Suas Necessidades
A reconstituição também incluiu designação dos serviços
dos sacerdotes e dos Levitas e a provisão das suas necessidades
(vv. 44-47). Neemias não apenas levou para o serviço os Levitas e
os sacerdotes na função; ele também proveu suas necessidades
diárias. Antes daquele tempo, ninguém havia se preocupado
adequadamente com essa questão.
G. A Limpeza Aplicada Sobre Israel como o Eleito de Deus
Neemias 13:1-30a descreve a limpeza aplicada sobre Israel
como o eleito de Deus. Houve muitas limpezas. Essa aplicação
também faz parte da reconstituição da nação do eleito de Deus.
1. Separando Toda a Multidão Mista de Israel Segundo a Lei
Primeiramente, toda a multidão mista foi separada de Israel
segundo a lei (vv. 1-3). Quando as pessoas ouviram a lei com
relação aos Amonitas e Moabitas que jamais entrariam na congregação de Deus, eles separaram a multidão mista de Israel.
2. Purificando as Câmaras da Casa de Deus
Nos versículos de 4 a 9 Neemias purificou as câmaras da
casa de Deus da ocupação maligna de um parente do sacerdote
que tinha feito sido designado para as câmaras da casa de Deus.
Eliasibe o sacerdote preparou para Tobias seu parente o Amonita
(2:10; 4:3; 6:1) uma câmara grande nos átrios da casa de Deus
onde anteriormente eles depositavam as ofertas de manjares, o
28
incenso e os utensílios (13:5, 7). Quando Neemias percebeu o mal
que Eliasibe tinha feito para Tobias, ele ficou indignado e não
tolerou a situação. Ele lançou fora todos os utensílios domésticos
de Tobias da câmara e ordenou que ela fosse purificada. Então
Neemias voltou à câmara os utensílios da casa de Deus, as ofertas
de manjares e o incenso (vv. 8-9). Nessa questão houve uma
limpeza completa.
3. Tratando a Negligência e Cuidando
da Necessidade dos Levitas
De acordo com os versículos 10 a 13, Neemias tratou com a
negligência cuidando da necessidade dos Levitas. Ele descobriu
que as porções dos Levitas não lhes eram dadas e ele contendeu
com os magistrados a respeito disso. Então todo o Judá trouxe os
dízimos dos cereais, do vinho e do azeite para os depósitos. Assim
Neemias cuidou de todas as necessidades diárias dos Levitas.
4. Libertando o Povo dos Lucros
Profanos do Sábado Sagrado
Neemias também libertou o povo de profanar o Sábado
sagrado (vv. 15-22a). Os Tírios tinha estavam trazendo suas
mercadorias para Jerusalém e vendendo-as lá no Sábado sagrado.
Neemias fez com que essa profanação do Sábado sagrado
cessasse. Ele ordenou que os portões de Jerusalém fossem
fechados antes do Sábado sagrado e não abrissem até depois do
Sábado sagrado (v. 19). Então ele ordenou que os Levitas se
purificassem e guardassem os portões para santificar o dia do
Sábado sagrado (v. 22a).
5. Purificando o Povo e Especialmente os Sacerdotes da
Profanação dos Seus Casamentos com as Nações
Nos versículos 23 a 30a o povo e especialmente os
sacerdotes foram purificados da profanação dos seus casamentos
com as nações. Neemias exigiu que aqueles que haviam se casado
com as mulheres Asdoditas, Amonitas e Moabitas se separassem
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das de suas esposas estrangeiras. Nessa questão ele purificou o
povo de toda estrangeirice (v. 30a).
H. Determinando os Deveres para os Sacerdotes e os Levitas:
Lenha para as Ofertas e as Primícias
Finalmente, Neemias designou deveres para os sacerdotes e
os Levitas, fornecer lenha para as ofertas nos tempos determinados
e as primícias (vv. 30b-31a). Todos esses arranjos eram uma
reconstituição. Antes do tempo de Neemias a situação era uma
bagunça. Os deveres dos sacerdotes e dos Levitas não estavam
claros, e não havia um arranjo adequado para a lenha para as
ofertas e as primícias dos produtos da terra a cada ano. Certamente
havia a necessidade da reconstituição realizada por Neemias.
Ao fazer todas essas coisas, Neemias pediu a Deus que se
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